O que o autocuidado tem a ver com sua carreira profissional

Tempo de leitura: 7 minutos

Rotina corrida, várias obrigações no serviço, metas a cumprir. Quem nunca passou por um período conturbado assim? Com tantas demandas no nosso dia a dia, podemos acabar deixando de lado o autocuidado. Mas você sabia que, ao investir nele, também estará trazendo benefícios à sua carreira?

A qualidade de vida é extremamente importante para que consigamos nos sentir bem conosco e com os demais – e, assim, os resultados passam a aparecer em vários campos da nossa vida, inclusive na área profissional.

Continue lendo este artigo e entenda melhor a relação.

O que é o autocuidado?

O nome desse termo é bastante explicativo. Autocuidado engloba todas aquelas ações que uma pessoa toma para garantir sua própria saúde e qualidade de vida. Na prática, isso se traduz nas medidas que tomamos para melhorar nosso bem-estar, evitando os problemas de saúde física e mental.

É importante destacar que o autocuidado não é sinônimo de estar sempre bem, mas sim de sentir-se pronto para compreender melhor a si mesmo e a buscar soluções para suas demandas, quando elas se fizerem necessárias.

Ou seja, é importante saber olhar para si com mais carinho e compaixão, respeitando seus limites e tomando atitudes que vão melhorar sua saúde física e mental, como: ter mais tempo para atividades físicas, praticar um hobby, dormir bem etc.

Quais os benefícios do autocuidado para a vida profissional?

Ao ler o tópico anterior, talvez você já tenha notado que o autocuidado traz vários benefícios, não é mesmo? Mas o que muitas pessoas não sabem é que várias dessas vantagens acabam se refletindo também na vida profissional.

Dedicar-se apenas ao emprego ou a carreira não é uma atitude muito saudável. E com o tempo, seu corpo e sua mente poderão cobrar caro por isso. É possível que você fique doente com mais frequência, sinta-se estressado ou veja sua produtividade cair. Esses são sinais de alerta que está na hora de cuidar melhor de si mesmo e transformar a sua vida.

Veja alguns dos benefícios de manter a atenção com o autocuidado.

Melhora a sua produtividade

A produtividade está diretamente relacionada à qualidade de vida. Se você está sempre estressado ou com várias preocupações, acaba com dificuldade de se concentrar. O resultado é uma produção mais lenta ou com uma qualidade inferior.

Além disso, o excesso de estresse também atrapalha a criatividade. E sem criatividade é difícil ter ideias diferentes ou até motivação para encarar os problemas que sempre aparecem. Quanto mais você cuida de si mesmo, mais completo se sente e mais realização consegue ter na vida profissional.

Melhora a saúde mental

A saúde mental é tão importante quanto a física. Se você não está bem mentalmente, como poderá render no seu trabalho, atender bem os clientes e se relacionar de maneira proveitosa com os colegas de profissão? O autocuidado é fundamental nesse sentido, principalmente porque envolve o autoconhecimento.

Ou seja, quando você passa a se conhecer melhor, entende quais são suas preferências, sonhos e também pontos que precisam ser trabalhados, além de respeitar seus limites. Tudo isso favorece o equilíbrio, o relaxamento e a redução de questões como ansiedade, depressão e estresse.

Transforma as relações no ambiente de trabalho

Quando você se sente melhor consigo mesmo, acaba transparecendo isso na forma como lida com os demais. O autocuidado, o autoconhecimento e a inteligência emocional andam sempre juntos.

Assim, ao entender e lidar melhor com suas próprias reações e sentimentos, ficará mais fácil ser empático com os demais – e transformar as relações dentro do ambiente de trabalho, melhorando seu entrosamento nos grupos e sua disposição, além de evitar carregar seus problemas pessoais para o local de trabalho.

Aprimora sua qualidade de vida

O autocuidado tem um impacto profundo na maneira como você enxerga a sua rotina de trabalho e também a sua realização profissional. Ao ter práticas de vida mais saudáveis, você se sentirá melhor consigo mesmo e também com as suas escolhas – ou poderá entender o que não está funcionando e buscar novas metas e objetivos.

Como praticar o autocuidado?

Já está convencido da importância de cuidar de si mesmo? Separamos alguns bons hábitos que podem lhe ajudar a dar esse importante passo na sua vida – e também na sua carreira.

Faça mais exercícios físicos

Não é preciso começar transformando o mundo, os pequenos hábitos trazem grandes resultados. Que tal praticar o autocuidado com a sua saúde física? Escolha um exercício de que você goste e inclua na sua rotina.

A ideia não é perder peso ou conquistar o corpo “fitness” do ano, mas sim cuidar de si mesmo. Se você praticar, no mínimo, 30 minutos por dia de atividade já verá mudanças significativas, como melhora no sono, controle do apetite, melhora no funcionamento do intestino, mais disposição e bom humor.

Você pode incluir pequenas caminhadas diárias, um passeio de bicicleta, aulas de dança ou o que você gostar mais. Comprometa-se com esse momento para você todos os dias.

Cuide da sua vida social

Todos nós somos seres sociais. Viver isolado ou apenas da casa para o trabalho e do trabalho para casa não é uma maneira de cuidar da nossa saúde mental. Ao conversar e se socializar, você trocará experiências, terá novas ideias e criará vínculos importantes de afeto.

Por isso, tire alguns dias da sua agenda para se divertir. Chame os antigos amigos para conversar ou faça novas amizades. Planeje uma viagem. Converse com as pessoas do seu trabalho. Abra-se para novas experiências.

Aprenda a dizer “não”

Muitas pessoas que vivem sobrecarregadas sofrem com a dificuldade de dizer “não”. Elas acreditam que precisam carregar o mundo nas costas e acabam pegando para si responsabilidades de outras pessoas.

Está se sentido esgotado e estafado? Diga não! Evite assumir mais tarefas do que pode dar conta e privilegie o seu bem-estar. Se determinada tarefa irá comprometer a sua saúde física ou mental, evite-a.

E isso vale também para a vida pessoal. Converse com o parceiro ou com a família, caso se sinta sobrecarregado. Divida as tarefas domésticas e não pegue problemas dos outros para resolver como se fossem seus.

Seja grato

É normal que, com tantos problemas, acabemos vendo as coisas apenas pelo lado negativo. Tem dias em que parece que tudo está dando errado e acabamos criando o hábito de reclamar mais do que agradecer.

Mas será que não existe nada de bom na sua vida? Agradeça por todas as bênçãos que você recebe e pelas realizações que conquista. Sua família, seu emprego, seu lar e várias outras pequenas coisas que lhe causam alegria, como ouvir uma música bacana no rádio, experimentar uma comida nova ou simplesmente estar vivo para poder ter novas experiências.

Neste conteúdo, você viu que o autocuidado é fundamental para termos uma vida melhor e com mais bem-estar. Quando estamos felizes, saudáveis e realizados, nos sentimos mais plenos e confiantes em nossas atitudes – e tudo isso se reflete também na nossa carreira.

Gostou dessas dicas? Então, ajude seus amigos a praticarem o autocuidado: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *