Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/storage/d/8e/24/redecidada2/public_html/mandala/blog/wp-includes/wp-db.php on line 3283

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/storage/d/8e/24/redecidada2/public_html/mandala/blog/wp-includes/wp-db.php on line 3283

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/storage/d/8e/24/redecidada2/public_html/mandala/blog/wp-includes/wp-db.php on line 3283
O que você está perdendo por não conhecer a si mesmo

O que você está perdendo por não conhecer a si mesmo

Tempo de leitura: 5 minutos

Muito tem se falado atualmente sobre o poder do autoconhecimento, ou seja, de conhecer a si mesmo. Este termo tem sido utilizado para questões de carreira e também de vida pessoal, sempre associado a inúmeras vantagens.

Apesar disso, nem todo mundo sabe o quanto o autoconhecimento é importante e nem como ele pode ser aplicado no dia a dia. Este é o seu caso? Continue a leitura e entenda mais sobre o poder de conhecer a si mesmo.

Qual é o poder de conhecer a si mesmo?

A importância do autoconhecimento não vem de hoje. Quem se interessa por mitologia, já deve ter ouvido falar na história de Delfos, um oráculo bastante procurado pelas pessoas em busca de conselhos.

Todos aqueles que entravam no oráculo de Delfos, encontravam a mensagem “conhece-te a ti mesmo”. Afinal, sem se conhecer é difícil entender quais conselhos são realmente sábios e quais não são.

As vantagens de conhecer a si mesmo não são poucas, isso porque, quanto mais você se conhece e se entende, mais fácil será tomar decisões que lhe aproximem da felicidade e do bem-estar.

Além disso, uma pessoa com uma boa dose de autoconhecimento consegue entender melhor seu comportamento e temperamento, entendendo o que precisa ser trabalhado para atingir suas metas e objetivos.

Vida pessoal

O que traz felicidade e realização para você na vida pessoal? Para alguns é ter uma família tradicional e viver perto dela. Para outros, o fundamental é a liberdade, sem um lugar fixo ou planos.

Investir no autoconhecimento é essencial para entender o que você deseja para si, compreendendo melhor seu propósito de vida. Também é importante entender o seu comportamento, temperamento e emoções – e como eles afetam pontos distintos da sua vida, trabalhando no que precisa ser melhorado e valorizando os seus pontos fortes.

Vida profissional

Sem dúvida, é no campo profissional que o autoconhecimento tem tido ainda mais relevância. Infelizmente, muitas vezes, somos forçados a decidir pela nossa profissão ainda muito cedo, aos 17 ou 18 anos. E nesse período é difícil alguém que se conheça e se entenda profundamente.

Com mais experiência, começam a surgir as dúvidas se estamos na carreira certa, se ela está de acordo com nosso propósito de vida e se nos faz feliz. Nunca é tarde para mudar, mas para fazer isso de maneira sábia é indispensável conhecer a si mesmo.

Somente assim você poderá entender quais são seus pontos fortes e fracos, as motivações profissionais, que tipo de emprego lhe faz feliz e como você se sentiria mais realizado profissionalmente.

Não se conhecer, neste caso, é correr o risco de passar anos em um emprego que não lhe traga satisfação, simplesmente por não saber para onde ir. Ou ainda não conseguir uma promoção ou um cargo de destaque, por não entender o que precisa ser modificado no seu comportamento.

Vida financeira

O autoconhecimento também é de suma importância para a vida financeira. Cada um de nós tem uma relação diferente com o dinheiro. Alguns são mais poupadores, outros esbanjam mais (até mesmo o que não têm), existem aqueles que preferem investir em ações mais seguras e outros em opções mais arriscadas e assim por diante.

Quanto mais cedo você entender como é o seu comportamento diante do dinheiro, mais fácil será organizar sua vida financeira, evitando as dívidas e conseguindo se organizar para conquistar seus sonhos.

Felicidade

Alguém que se conhece é também uma pessoa mais equilibrada, segura e feliz. Afinal, ela não depende das ações e das intervenções de outras pessoas para tomar decisões sobre sua vida. Ela possui segurança para agir de acordo com as suas próprias convicções.

Além disso, é uma pessoa que consegue reconhecer e lidar bem com suas emoções, sem se frustrar ou exigir demais de si e dos outros, convivendo bem com os demais, tendo mais empatia e sabendo se relacionar de maneira saudável.

Quanto mais você se conhece, menos é afetado pela opinião e julgamento de terceiros. Todo esse processo de “autoempoderamento” é indispensável para encontrarmos a felicidade – de sermos quem somos e de convivermos bem conosco.

Como posso me conhecer?

Já está convencido do quanto conhecer a si mesmo é indispensável em todas as esferas da sua vida? Saiba que não existe um caminho único ou uma fórmula mágica para isso – e que o processo é constante, já que, a todo o tempo estamos nos modificando.

O essencial é buscar refletir, de forma sincera, sobre si mesmo. Algumas questões que você poderá fazer:

  • O que me faz feliz?
  • Qual é o meu propósito de vida?
  • O que os outros pensam sobre mim? (Para isso, vale a pena perguntar às pessoas próximas, como amigos e familiares, e refletir sobre essa visão, ponderando se ela está de acordo com a forma como você se enxerga, tanto para as atitudes positivas, como para as negativas);
  • Quais são meus pontos fortes e fracos?
  • Qual marca quero deixar no mundo?
  • Quais são minhas experiências mais marcantes?
  • Quais são os meus comportamentos de autossabotagem?
  • Quando os meus medos me impedem de ser feliz?
  • Quais são os meus valores?
  • O que eu faria da vida se não precisasse de dinheiro?
  • Quais são minhas motivações?
  • Quais são os meus principais desafios?

A partir deste exercício, você conseguirá criar um mapa de quem você é, seus pontos fortes e fracos e também pensar em formas de melhorar o que precisa para atingir suas metas – e fazer as mudanças necessárias na sua vida para ser feliz.

Neste conteúdo, você viu como conhecer a si mesmo é fundamental para uma vida mais equilibrada, saudável e feliz. Afinal, o autoconhecimento traz benefícios em diversos setores, como na vida pessoal, profissional e até financeira.

Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente no seu e-mail!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *