6 razões para você se empolgar com mentoria pessoal

Tempo de leitura: 6 minutos

Todos nós já passamos por algumas dificuldades na vida profissional, não é mesmo? Como não conseguir encontrar a sua vocação, complicações ao atingir os objetivos propostos ou até impedimentos para conquistar a tão sonhada promoção. Em todos esses casos, a mentoria pessoal poderá ajudar.

Com o auxílio de uma pessoa mais experiente, você conseguirá desenvolver melhor o autoconhecimento e a inteligência emocional – e compreender quais são os passos necessários para conquistar seus objetivos e sonhos.

Se você ainda não sabe direito o que é ou como funciona uma mentoria pessoal e nem como essa ferramenta poderá lhe ajudar, então, continue a leitura!

O que é e como funciona a mentoria pessoal?

A mentoria, como o próprio nome sugere, é contar com a ajuda de uma pessoa mais capacitada e experiente no assunto para lhe ajudar a se descobrir, traçar estratégias e alcançar seus objetivos.

De uma maneira geral, podemos entender a mentoria como uma espécie de tutoria, em que o mentor, com mais conhecimento, auxilia o mentoreado na sua estratégia profissional ou pessoal.

Durante esse processo, você irá conseguir se entender melhor, ouvir conselhos experientes, e dicas para estimular seu conhecimento pessoal e profissional. E o melhor: entenderá as melhores formas, caminhos e estratégias para alcançar suas metas, sejam elas pessoais ou profissionais, com insights, reflexões e compartilhamento de experiências.

Embora o termo esteja em alta, a ideia por trás da mentoria pessoal é bastante antiga e era usada especialmente pelos antigos filósofos, quando os mais sábios passavam adiante seus conhecimentos aos mais novos, como, por exemplo, na relação entre Sócrates (mentor) e Platão (aprendiz).

A mentoria pessoal pode ser usada em diversas situações, como:

  • para direcionamento e construção de carreira;
  • quando se deseja trocar de área;
  • para conseguir se descobrir e entender melhor suas preferências, modos de agir e crenças;
  • para obter mais direcionamento e conseguir se posicionar melhor no mercado;
  • contar com apoio em uma atividade profissional, como a gestão de negócios;
  • empresários que desejam começar a atuar em novo ramo;
  • para ter uma pessoa como referência e inspiração.

Todo o processo funciona de maneira pessoal, ou seja, o mentor estimulará o mentoreado a buscar o seu desenvolvimento e autonomia por meio das orientações e do compartilhamento de experiências e vivências. Como o objetivo final é que o orientado consiga ter autonomia, a mentoria sempre tem um período de início e fim.

Quais as vantagens da mentoria pessoal?

Agora que você já entendeu melhor o que é a mentoria pessoal, ficou mais fácil compreender as vantagens que ela apresenta, não é mesmo? Vamos ver alguns pontos em detalhes.

1. Autoconhecimento

A partir da orientação do mentor, será mais fácil para quem recebe a mentoria se descobrir e entender, avaliando quais são seus objetivos pessoais e profissionais, suas crenças limitantes, desejos, vocações, talentos e outros.

Pode ser que a pessoa não esteja mais feliz na sua profissão, porém não tem certeza sobre qual caminho seguir – e o mentor lhe ajudará nesse processo de autoconhecimento, oferecendo ferramentas que orientem sobre a descoberta das suas vocações, competências  e sonhos.

Ou ainda o orientado pode desejar alcançar novos cargos dentro da empresa, mas não tem ideia de como se preparar para isso. Assim, a mentoria o fará descobrir as competências pessoais que precisam ser desenvolvidas para o cargo, como organização, comunicação interpessoal, liderança e outras.

2. Aprendizagem transformacional

Ao se descobrir, será mais fácil empregar esse conhecimento em transformações. A aprendizagem transformacional busca colocar a pessoa no centro das decisões sobre a sua vida.

Durante o processo, o orientado entenderá melhor qual é o seu papel social e a sua capacidade de modificar a sua própria vida e a dos demais, traçando planos e estratégias que o ajudem a conquistar seus sonhos.

3. Melhoria do desempenho

Contar com a mentoria de um profissional especializado também ajudará a melhorar o seu desempenho dentro da sua área de atuação. Afinal, você receberá insights e compartilhará a experiência do mentor, entendendo quais pontos são necessários e quais mudanças devem ser feitas para alcançar um desempenho de excelência.

4. Orientação

Sentir-se perdido em alguns momentos da vida é algo totalmente natural, principalmente nas fases de mudanças. E nessas horas contar com a mentoria pessoal é transformador.

Isso porque você ouvirá conselhos de uma pessoa mais experiente e que já esteve na mesma situação sua. Assim, será possível entender quais foram os passos, decisões e estratégias usadas pelo mentor para alcançar o sucesso – e aplicar esses conselhos à sua realidade, inclusive modificando hábitos.

A partir dessa orientação, ainda, você conseguirá transformar a sua perspectiva sobre as situações, encarando os problemas e os desafios com uma mentalidade completamente diferente e adotando uma nova postura perante a vida.

5. Expansão do networking

Ter uma boa rede de contatos é fundamental no mundo dos negócios. Se você está pensando, por exemplo, em mudar sua área de atuação, a presença do mentor poderá lhe abrir muitas portas. Ele vai colocar você em contato com pessoas importantes do setor e fazendo com que você alcance ainda mais sucesso.

Quanto mais pessoas você conhece, maiores as chances de encontrar alguém disposto a ajudá-lo a resolver seus problemas de negócio.

6. Conhecimento aplicável

Outra grande vantagem da mentoria pessoal é o compartilhamento de conhecimento – obtido durante anos de preparo, experiências, especializações etc. Dessa forma, será mais fácil para você conhecer métodos e estratégias que possam ser replicados e que tragam resultados tangíveis.

Como você viu, a mentoria pessoal é um processo extremamente interessante que pode ser usado tanto para melhorar a carreira, como para questões pessoais e de autoconhecimento.

Porém, para conquistar todos esses benefícios, é essencial encontrar o mentor certo. Isto é, ele precisa ter experiência e expertise na área, uma vivência ampla no setor, bom grau de maturidade e, claro, afinidade com você.

Depois de ler este conteúdo, já está convencido de que a mentoria pessoal é uma ótima ferramenta para lhe ajudar na sua carreira e na vida pessoal? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em seu e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *